Dia de Combate ao Glaucoma (26) alerta sobre a gravidade da doença silenciosa
Uma doença ocular que, se não tratada adequadamente, pode levar à cegueira. No Brasil, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas têm glaucoma e, por isso, no próximo sábado (dia 26), ocorre o Dia de Combate ao Glaucoma. A data anual reforça a importância da prevenção e do tratamento da patologia.
A fase inicial da doença é assintomática e compromete a visão periférica, com um estreitamento do campo visual progressivo, a danificação do nervo ótico até chegar à cegueira. Ela costuma aparecer a partir dos 40 anos, tendo como característica principal o aumento da pressão intraocular.
Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade (transmissão para pessoas da mesma família). Há, no momento, uma discussão sobre a possibilidade do “diabetes mellitus” ser ou não um fator de risco.
O oftalmologista e sócio-diretor da Unilaser Dr. Marcos Alonso Garcia explica que o glaucoma é uma doença incurável, mas que é possível conviver com ela, preservando a visão. “Se o paciente seguir corretamente a recomendação médica, com o uso diário de um colírio específico disponível, na maioria dos casos, o quadro se estabiliza”.
Os colírios para os tratamentos são considerados de baixo custo, porém a rede pública disponibiliza muitos deles. Para o oftalmologista, a informação é primordial para evitar o agravamento de um possível quadro patológico. “A adesão ao tratamento ainda na fase inicial da doença é fundamental para a estabilização do glaucoma”, avalia o médico.
Sobre os sintomas, os especialistas afirmam que o portador costuma apresentar uma dificuldade na visão lateral, seguida de náuseas, dores de cabeça e visão turva e, em geral, vem acompanhado de pressão intraocular elevada. “Também existe a possibilidade de glaucoma de baixa pressão. Por isso, a consulta ao oftalmologista é primordial para a detecção exata de um possível diagnóstico da patologia”, acrescenta Garcia.
FOTO: DR. MARCOS ALONSO GARCIA
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/ E5+ COMUNICAÇÃO
Para outras informações,
E5+ Comunicação – Assessoria de Imprensa da Unilaser Unidade Oftalmológica
Tel: (13) 3324-9157
Felipe Gongola – felipe@grupoe5.com.br
(13) 99711-1564
Márcio Guimarães – marcio@grupoe5.com.br
(13) 97409-7778 | 120*41532
(11) 97339-4184