Dúvidas frequentes

Orientações para o pós-operatório – Cirurgia Refrativa

• Inicie a medicação do pós-operatório duas horas após a cirurgia;
  • Não há necessidade de acordar de madrugada para pingar o colírio, no entanto, procure acordar mais cedo e dormir mais tarde;
  • Lembre-se uma fatia de sua córnea foi levantada para que o laser pudesse ser aplicado, assim não esfregue os olhos para não correr o risco de deslocar o disco;
  • Eventualmente, você pode experimentar sensação de “arranhar” ou de “areia” nos olhos, podendo as pálpebras “incharem” e os olhos ficarem discretamente “vermelhos”, não se preocupe, geralmente são reações normais. Para aliviar aplique compressas geladas com água filtrada ou gelo envolto em panos limpos por 10 minutos várias vezes ao dia. Caso persitam os sintomas ou esteja sentindo muito incomodo, acione seu médico;
  • O banho de chuveiro e a lavagem matinal dos olhos é permitida, devendo apenas se ter cuidado para não deixar entrar água nos olhos, pelo risco teórico de infecção ou irritação ocular;
  • Evite qualquer maquilagem no primeiro mês pós-operatório;
  • Não há restrições conhecidas com relação à alimentação;
  • Esportes são permitidos (exceto natação, mergulho, etc, por um mês). O esforço físico não interfere na cirurgia, porém cuidado com esportes radicais ou violentos pelo risco de trauma ocular;
  • Utilize óculos escuros com proteção ultravioleta (imprescindível) durante três meses sempre que se expuser ao sol, pois alguns estudos têm atribuído à radiação ultravioleta o sol um risco aumentado de uma cicatrização exacerbada, além do que, nos primeiros dias de cirurgia você pode experimentar uma maior sensibilidade à luz. Dentro de casa ou em ambientes fechados não há necessidade de utilizar os óculos escuros. Estes óculos podem ser obtidos em casas de ótica idôneas;
  • Não se preocupe com a visão. É normal ficar “embaçada” nos primeiros dias de pós-operatório;
  • Após alguns dias você observará uma melhora gradual. Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos. Pode ocorrer variação de pessoa para pessoa na recuperação visual e isto está na dependência de vários fatores, como: grau de miopia e/ou astigmatismo anterior (es), forma como se processou a cicatrização corneana, etc. Também nos primeiros meses você poderá ter uma visão flutuante, isto é, em algumas horas do dia ou em alguns dias a visão estará melhor que em outras (os);
  • Não há problema algum em utilizar a visão em qualquer atividade. Leia, assita tv, use o computador, dirija (se você achar que pode) à vontade. No dia seguinte à cirurgia você pode trabalhar, exceto se o seu ambiente de trabalho contiver partículas em suspensão no ar (giz, poeira, serragem) ou muito vento ou substâncias voláteis (vapores irritantes) etc;
  • No início (primeiros meses), há uma tendência ao olho tratado ficar um pouco hipermétrope (contrário da miopia), que resulta na visão um pouco turva para longe e perto. Este grau deverá regredir, e estabilizar em média com seis meses, portanto, antes disso não podemos afirmar se sobrou algum grau. Se houver necessidade de um eventual retratamento só poderá ser feito após este período;
  • As visitas de pós-operatório com seu médico devem ser feitas no primeiro dia após a cirurgia, quarto dia para retirar a lente de contato caso ele tenha colocado (será avisado na hora da cirurgia), primeiro, terceiro e sexto meses e com um ano de cirurgia, nas quais serão verificadas as pressões intraoculares, controle de evolução da cicatrização corneana, monitorização da recuperação visual e acompanhamento para evitar complicações;
  • A cirurgia de miopia e astigmatismo com EXCIMER LASER é muito previsível, estável e normalmente não deixa qualquer vestígio ou cicatrização na córnea e não diminui a resistência do globo ocular, porém há casos muito reservados em que podemos ter certas características, como: pacientes com tendência à formação de quelóides, distrofias como ceratocone diagnosticada ou frusto, miopia degenerativa, miopia não estabilizada, astigmatismo irregular, doenças do colágeno, catarata, etc.