Notícias

Dias de sol exigem cuidados com a saúde ocular

Com os dias quentes e de sol forte, muitas pessoas esquecem de cuidar dos olhos nesse período. É comum o uso de protetor solar, por exemplo, mas não é só a pele que precisa de atenção redobrada. Os oftalmologistas da Unilaser – Hospital Dia, fazem um alerta sobre a importância de diversos cuidados com a saúde ocular.

“A primeira regra do verão é a utilização de óculos de sol com proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). Acessórios apenas com lentes escuras fazem as pupilas dilatarem e, consequentemente, mais raios nocivos entram nos olhos, o que facilita os problemas de visão”, explica Celso Afonso Gonçalves, sócio-fundador da Unilaser e especialista em Retina e Vítreo.

Os óculos de sol também precisam ser confortáveis, proteger todos os olhos e região em volta. Para as crianças, são recomendados os óculos com lentes de policarbonato inquebráveis, evitando acidentes em caso de quedas.

Outros cuidados oculares devem ser levados em consideração no verão. Ao passar protetor solar, caso entre nos olhos e cause irritações, é necessário lavar com água abundantemente. Caso o problema persista procure um médico.

Se você usa lentes de contato, é necessário ter mais cuidados. É recomendado tirá-las antes de mergulhar ou descartá-las após banho de mar ou piscina. Uma orientação médica é para o uso de lentes de contato gelatinosas de descarte diário.

“A água do mar ou da piscina possui um grande potencial de infecções sérias. Um dos riscos é a conjuntivite e ceratites graves, portanto, após a diversão, lave bem os olhos com água corrente, soro fisiológico ou algum colírio de lagrimas artificiais. Jamais use colírios com corticoide ou qualquer outro medicamento, pois há grande risco de induzir ao glaucoma”, esclarece Marcos Alonso Garcia, sócio-fundador da Unilaser e especialista em miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Todos os direitos reservados - 2018 | Desenvolvido por Marcasite